

A formação de catequistas é de importância vital para a Igreja em Moçambique para que sejam formadores das comunidades, não somente pela catequese dada, mas sobretudo pelo testemunho de vida transmitido. O Centro Catequético do Guiúa é um lugar de formação por excelência. O Centro formou até agora centenas de famílias de catequistas das dioceses de Inhambane, Xai-Xai, Maputo, Beira, Tete e Lichinga, os quais são pilares nas suas paróquias e dioceses.
Cada novo ano formativo um grupo de 13 famílias de catequistas, seleccionados pelas paróquias, inicia um caminho de vida bastante interpelante a todos os níveis. A formação dura um ano, de Fevereiro até Novembro. Estudando, partilhando, plantando, trabalhando, vivendo em comunidade todos os membros da família se formam.
A formação básica divide-se em três pontos fundamentais:
família, trabalho e formação humana e catequética. A jornada começa às 6.00, com a Missa ou oração da manhã e termina com as orações da noite, em família. O dia é dividido em aulas de formação em catequese, liturgia e Bíblia, aulas de alfabetização, prática da agricultura, economia doméstica e corte e costura, informática, culinária. A equipa responsável pelo Centro dá uma formação completa para a vida e para que depois, os catequistas, a possam transmitir quando regressarem às nossas terras.
Além da formação teórica, no fim de semana, os catequistas com as suas esposas fazem prática pastoral. Cada família colabora pastoralmente numa das 12 comunidades cristãs da paróquia do Guiúa. Além da ajuda na catequese e na organização da comunidade, estão integrados nas diferentes comissões paroquiais e colaboram na formação dos ministérios nas comunidades onde estamos destacados. Para maior experiência profissional e auto-sustento, tem formação agrícola, e cada família tem uma horta onde produz legumes para consumo e venda no mercado. Têm também aulas de informática. Uma novidade a que não estavam habituados e que abre as suas mentes às novas tecnologias. Conhecimentos que lhes serão úteis no trabalho pastoral nas suas paróquias.
O objectivo do Centro é, portanto, a formação integral das pessoas, baseada na família, no trabalho e na formação espiritual, religiosa e humana. Assim, estas famílias poderão ser verdadeiras testemunhas cristãs nas suas aldeias, orientar a comunidade cristã, ser formadoras de agentes de pastoral nas suas paróquias.
Com o envio apostólico no fim do curso que recebem das mãos do Bispo e com a ajuda do Espírito Santo, cada família parte disposta a partilhar com os seus irmãos a rica experiência religiosa e humana que viveram durante o ano de formação no Centro Catequético do Guiúa.